Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

A Cidade de São Sebastião do Passé

A criação da Freguesia de São Sebastião das Cabeceiras do Passé se deu por Alvará Régio

HISTÓRIA

A criação da Freguesia de São Sebastião das Cabeceiras do Passé se deu por Alvará Régio, assinado por Dom Sebastião Monteiro de Vide em 11 de abril de 1718. A população inicial era de 2.600 pessoas, e compreendia 8 engenhos e 4 capelas (sendo uma principal e mais 3 filiais), tendo o açúcar e o cultivo da mandioca como principais atividades econômicas.

A lei de 26 de Junho de 1880 dividiu a Freguesia de São Sebastião das Cabeceiras do Passé em dois distritos, a qual pertencia ao município da Villa de São Francisco do conde: o primeiro partindo do Engenho Natiba, à margem direita do Rio Jacuípe e dividindo-se com as freguesias do Monte, Passé e Mata de São João. O segundo partindo da fazenda Muruema, pela margem esquerda do mesmo rio, dividindo-se pelo lado oposto, com as freguesias de Santo Antonio do rio Fundo e Santana do Coité,

A capela de sede da freguesia teria sido erguida por uma família abastada, em homenagem ao São Sebastião, já o nome Passé, apresenta diferentes versões, sendo a mais aceita, a que conta que a palavra diz respeito à sede da freguesia original, a de Nossa Senhora da Encarnação de Passé, localizado no distrito de Passé, em Candeias, de onde se desmembrou a de São Sebastião das Cabeceiras do Passé.

Até 1926, São Sebastião do Passé era considerado distrito do município de São Francisco do Conde. A sua independência ocorreu decorrente da amizade que havia entre o coronel Luís Ventura Esteves, um importante político local, e o governador da época, Francisco Marques de Góis Calmon, através da Lei Estadual nº. 1870, de 19 de julho de 1926, sendo São Sebastião do Passé oficializado como cidade em 12 de outubro deste mesmo ano.

COMO CHEGAR

De Salvador: segue pela BR-324 até o cruzamento com a BR-110 e entra na altura do km 51 seguindo mais 9 km até a cidade.
De Camaçari: segue pela BA-522 até a cidade. 
De Candeias: segue pela BR-110 até a cidade.


DISTÂNCIA

58 km de Salvador, em pista dupla
60 km do Porto de Salvador
27 km do Pólo Petroquímico de Camaçari
47 km do Aeroporto Luís Eduardo Magalhães
35 km do CIA
22 km do Porto de Aratu
67 km de Feira de Santana

EMPRESA RODOVIÁRIA 

LC, saindo da Estação Retiro