Projeto “Sala de Espera” torna o atendimento mais humanizado e acolhedor no HMAL

Período de espera se transforma em momento de troca de experiências através de palestras

Quarta, 08 de Novembro de 2017.

A Prefeitura, com o intuito de humanizar o atendimento no Hospital Dr. Albino Leitão, está realizando o Projeto “Sala de Espera”, que foi desenvolvido pelas assistentes sociais da unidade a fim de acolher os pacientes e tornar o momento de espera por atendimento no HMAL mais leve.

O projeto foi desenvolvido para transformar o período de espera em um momento de troca de experiências comuns entre os usuários, possibilitando a interação do conhecimento popular com os saberes dos profissionais de saúde através de ações educativas. Durante todos os dias da semana e em diversos horários, as assistentes sociais realizam a atividade na recepção do hospital.

Segundo Márcia Souza, assistente social da unidade, o “Sala de Espera” foi pensando para minimizar a tensão durante a espera pelo atendimento e levar conhecimento em saúde para os pacientes. “O sala de espera é um projeto para atender todos os usuários do HMAL no momento em que chegam à unidade para o atendimento médico, realização de exames e procedimentos. Enquanto aguardam na recepção, fazemos um trabalho de educação em saúde através de exposição de vídeos, diálogos e debates sobre diversos temas. Quando a recepção está cheia, vamos lá e damos o nosso recado com o objetivo de levar educação em saúde para as pessoas e acolhe-las melhor enquanto aguardam o atendimento, com o intuito de que eles saiam daqui atendidas e com alguma informação”, declarou Márcia.

O Projeto teve início em setembro, aonde foi abordada a temática do Setembro Amarelo, campanha de prevenção contra suicídio. Em outubro, o tema foi Outubro Rosa, mês de prevenção contra o câncer de mama. Neste mês, será trabalhada a temática do Novembro Azul para conscientizar as pessoas sobre o câncer de Próstata. Temáticas como qualidade de vida e questões voltadas para melhoria e prevenção da saúde também serão trabalhadas pela ação nos próximos meses.

Texto: Nara Letícia
Fotos: Gilson Santana