Alunos da Pestalozzi apresentam espetáculo na Casa da Cultura Maestro Manoel Gomes

A apresentação fez parte das oficinas promovidas pelo Departamento de Cultura

Sexta, 15 de Dezembro de 2017.

A Prefeitura, em parceria com a Associação Pestalozzi, realizou nesta quinta-feira (14/11) o espetáculo “Incluir é” na Casa da Cultura Maestro Manoel Gomes com alunos da escola. Estiveram presentes no evento a Secretaria de Educação, Maria José Silva, funcionários do Departamento de Cultura, a Diretora da Pestalozzi, Evelúcia Pinto, professores e pais de alunos da Associação.

O espetáculo foi baseado em uma poesia chamada “Incluir é”, de João Beauclair, a poesia foi sendo destrinchada e distribuída para os alunos, além do trabalho lúdico que foi feito através de bolhas de sabão e bambolês. Para o professor de teatro Rayone Borges, trabalhar com os alunos da Pestalozzi foi uma experiência transformadora. “Foi uma experiência incrível, muito transformadora para mim, porque eu acabei aprendendo muita coisa, aprendendo a lidar com a individualidade, com a diferença, com cada pessoa e aprendendo a valorizar o que cada um podia oferecer. Foi um dos aprendizados mais impactantes para mim”, afirmou o professor.

A oficina teve como objetivo elevar a autoestima dos alunos e fazer com que eles se sentissem incluídos na sociedade, mostrando que eles podem fazer o que quiser, cada um dentro de sua limitação. As aulas tiveram uma duração de 10 meses. Para a Presidente/Diretora da Associação, Evelúcia Pinto, as aulas e a apresentação do espetáculo tem um grande valor na vida dos alunos. “O espetáculo foi lindo e necessário para eles se sentirem importante, com a autoestima elevada, cada um tem algo a oferecer. Um passo a mais que eles dão já é uma coisa grandiosa para a gente”, disse. Ela ressalta também a parceria com a Prefeitura para realização desse trabalho. “A gente sempre trabalhou o teatro só na escola, com as apresentações internas, sempre o professor trabalhando em sala de aula, e esse ano o Departamento de Cultura cedeu o professor durante o ano todo para trabalhar com eles e o resultado foi muito bom”, finalizou a diretora.

Para Maria Luiza, irmã do aluno da Pestalozzi David Bruno, esse trabalho realizado pela Pestalozzi em parceria com o Departamento de Cultura elevou a autoestima dos alunos. “Esse trabalho que foi feito na Pestalozzi é uma trabalho de muita valorização, porque eleva a autoestima desses meninos. Cada um tem seu grau de limitação, de dificuldade, e a Pestalozzi, junto com a Casa da Cultura, na pessoa de Rayone, conseguiu elevar a autoestima dos meninos com um trabalho muito bem desenvolvido”, declarou Luiza.

Texto:
Nara Letícia