CRIATIVIDADE CASEIRA: Decoração do São João 2017 terá contribuição de artistas sebastianenses

Ação da Prefeitura visa valorizar os filhos da terra que trabalham com a arte

Ações Especiais
Quinta, 22 de Junho de 2017.

Quem passar pelo Mercado Cultural durante os festejos juninos vai encontrar uma decoração especial e com o toque sebastianense. A Prefeitura, em ação de valorização dos filhos da terra, convidou os artistas Helenci Cerqueira, Leide Teixeira e Joedson Rosa para contribuir com sua arte na ornamentação da festa junina deste ano. O Mercado, que ganhou o nome “Espaço do Velho Zé”, foi escolhido para homenagear o ex-prefeito de São Sebastião, Zezito Pena, e decorado com pinturas que buscam fazer as pessoas se sentirem literalmente em casa.

Helenci destacou a autonomia dada pela Prefeitura para que os artistas utilizassem sua criatividade. “A gestão nos deu essa oportunidade de mostrar o nosso trabalho, nos deu autonomia para criar, e isso é muito importante para nós, artistas. Só temos a agradecer à Prefeitura, ao prefeito Dr. Breno e a todos os envolvidos na organização do São João. Nossa equipe estava focada 24 horas por dia para realizar um bom trabalho. A emoção de falar sobre isso é muito grande, porque, enquanto artista, pessoa e cidadã sebastianense estou me sentindo muito valorizada”, disse a artista. “Me recordo que Zezito Pena chamou os artistas da terra uma vez para contribuir com a decoração. Depois disso, não me lembro de termos sido convidados da forma que fomos agora. Sinto que a nova gestão está com uma melhor visão em relação à arte e cultura”, completou.

A artista também falou sobre um dos portais de boas-vindas instalado no circuito do forró, que traz “As Namoradeiras de Passé” como tema. “O portal das namoradeiras ressalta a valorização do artesanato, da cultura, das esculturas, das artes plásticas, a questão da valorização da mulher e a beleza feminina. A gente quis mostrar que as namoradeiras nas janelinhas são felizes ao contemplar a natureza, a felicidade e tudo o que passa”, explicou.

GRATIDÃO

A felicidade dos artistas com a iniciativa da Prefeitura é expressa em cada palavra. “Fiquei muito contente com o convite para ajudar a ornamentar o São João. O maior sentimento que tenho é de gratidão por ser lembrado como artista sebastianense e por ser valorizado. É muito bom estar em meio aos meus amigos, artistas contemporâneos, que também foram chamados. É uma energia muito boa estar trabalhando junto com eles nessa belíssima festa”, destacou o artista sebastianense Joedson Rosa.

A artesã Leide Texeira também demonstrou toda sua gratidão com a oportunidade. “Eu, enquanto artista e artesã, me sinto muito realizada e feliz por estar participando desse momento tão bonito da nossa cidade. Se todo mundo reparar, a decoração junina foi extremamente artesanal e pensada pra que as pessoas chegassem e se sentissem bem acolhidas. É um momento de muita felicidade”, declarou.

GERAÇÃO DE EMPREGO

A decoração do São João 2017 também se diferencia por outro ponto muito importante: geração de empregos. Segundo Helenci, a equipe era formada por muitas pessoas que estavam desempregadas e com dificuldades por conta da crise. “A escolha dos carpinteiros, pintores e montadores foi baseada nisso. Todos estavam desempregados, e estão muito feliz com essa oportunidade de trabalhar e ganhar o seu pão de cada dia com dignidade e com trabalho, graças à oportunidade dada pela gestão”, concluiu ela.

Reportagem: Messias Anderson
Texto: Diego Costa