Prefeitura inicia Campanha de Vacinação contra a Influenza
A meta é atingir cerca de 90% de pessoas imunizadas em todos os grupos prioritários
A Prefeitura iniciou a Campanha de Vacinação contra a Influenza nessa segunda-feira (23/04). A ação preventiva, realizada em todo o país, vai até o dia 1º de junho nos postos de saúde do município e tem como objetivo reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrente das infecções pelo vírus. Segundo a enfermeira sanitarista e diretora da Vigilância em Saúde, Nadja Naira Silva Oliveira, a meta é imunizar aproximadamente 9 mil sebastianenses que pertencem aos grupos prioritários (90% em todos os grupos). O “Dia D” da Campanha de Vacinação é 12 de maio.
Os grupos prioritários são definidos pelo Ministério da Saúde e reúnem pessoas que têm direito à vacina. São eles: idosos, crianças de seis meses a menores que 5 anos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filho há 45 dias), trabalhadores de saúde e estagiários, professores, pessoas portadores de doenças crônicas e funcionários do sistema prisional. “Que as pessoas que estão nos grupos prioritários entendam a importância de se vacinar, porque são casos em que a gripe pode agravar”, destacou Najda.
Nadja também alerta para os cuidados que todos os sebastianenses devem tomar para prevenir possíveis infecções, uma vez que as doses são destinadas a uma parcela menor da população. “Existem diversas formas de se proteger. Lavar as mãos, utilizar o álcool em gel, evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal. Quem está doente deve proteger boca e nariz ao espirrar com lenços descartáveis”, explicou ela.
GRUPOS PRIORITÁRIOS
Definidos
pelo Ministério da Saúde, os grupos prioritários são idosos, crianças de seis
meses a menores que 5 anos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filho há
45 dias), trabalhadores de saúde e estagiários, professores, pessoas portadores
de doenças crônicas e funcionários do sistema prisional.
SINTOMAS
Quais são os sintomas da gripe? Febre alta, dor de cabeça, mal-estar, dor muscular (mialgia), tosse seca, dor de garganta e coriza.
PRECAUÇÕES E CONTRA INDICAÇÃO
- Recomenda-se adiar a vacinação para quem estiver apresentando febre;
- Doadores de sangue ficam inaptos temporariamente pelo período de 48 horas;
- Pessoas que apresentem alergia grave ao ovo (relatos de reação anafilática
após dose da vacina);
- Em caso de apresentar apenas urticária, a vacina deve ser feita em ambiente
com condições de atendimento à reações anafiláticas;
Fotos: Gilson Santana
Voltar