Projeto “SAMU nas Escolas” é apresentado a educadores na Câmara

Ação visa capacitar crianças e adolescentes a salvar vidas

Segunda, 24 de Julho de 2017.

A equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) do município realizou nesta quinta-feira (20/07), na Câmara de Vereadores, uma reunião de apresentação do projeto “SAMU nas Escolas” com educadores do município. Esse primeiro encontro teve como público-alvo os gestores e professores das unidades de ensino da rede municipal.

A coordenadora do SAMU, Débora Borges, explicou o surgimento do projeto. “Quando assumi a coordenação do SAMU, senti a necessidade de fazê-lo estar mais próximo à comunidade e de mostrar a importância do serviço no município. Desde o início, o prefeito Dr. Breno se mostrou motivado em realizar ações que unissem educação e saúde com a participação do SAMU. Essa reunião de hoje com os gestores e professores foi o primeiro passo para implantação do projeto nas escolas de São Sebastião do Passé”, disse ela.

O encontro reuniu pequenas palestras, exibição de vídeo sobre o trabalho do SAMU 192 e o momento aberto às perguntas. “Hoje, através do convite da coordenação, viemos apresentar esse projeto, que tem por finalidade capacitar os alunos para ajudar na assistência de pessoas em caso de necessidade. O nosso intuito também é de fazer com que o SAMU seja abraçado pela Secretaria de Educação e que ambos trabalhem em conjunto”, comentou o intervencionista do SAMU 192, Cássio Boaventura.

SOBRE O “SAMU NAS ESCOLAS”

Lançado em 2008, o projeto tem como meta atuar junto às escolas para conscientizar os alunos sobre a correta utilização do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), visando assim reduzir os trotes praticados por alunos, além de capacitar crianças e adolescentes a salvar vidas. “O projeto leva às crianças e pré-adolescentes a conscientização sobre o que é o SAMU 192, a importância de não passar trotes e procedimentos básicos. O nosso foco é capacitar as crianças para que elas possam agir em caso de necessidade e sejam multiplicadoras da informação”, finalizou a enfermeira do SAMU, Manuela Lira.

Os professores que participaram do encontro aprovaram a iniciativa de aliar saúde e educação por parte da Prefeitura. “Acho muito bom levar o SAMU para as escolas, fazendo de alunos e funcionários multiplicadores da informação. É sempre importante fazer com que saúde e educação estejam atrelados”, disse a prof.ª Iara Gonçalves, do Colégio Joseane Santos.

Fotos: Thiala Rocha
Texto: Diego Costa